O Cálculo I estuda principalmente o conceito de limites, derivadas e integrais. Esta que é uma das matérias base dos cursos de engenharia, é também aquela que causa um certo desesperto nos alunos, pois muitos acabam sendo reprovados logo no primeiro semestre, em uma matéria básica. Mas não se desespere. A matéria é muito mais simples do que parece e pode sim, ser aprendida em um semestre. Você vai precisar apenas um pouco de dedicação. Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos algumas dicas para aprender Cálculo 1.

Preste atenção na aula

A primeira dica é a mais óbvia. Preste atenção na aula. Durante a aula o seu professor vai lhe explicar a teoria e resolver problemas. É muito comum que o professor resolva problemas iguais ou muito parecidos com os problemas que serão cobrados nas provas. Se você aprender na aula, quando chegar a prova vai ser muito fácil.

Use Livros e Apostilas

Você pode encontrar qualquer coisa na internet. Aproveite e procure por livros e apostilas de cálculo 1. Os livros vão te oferecer o conteúdo mais formal e completo. Já as apostilas feitas por outros professores podem lhe mostrar o cálculo 1 de uma forma mais simplificada e numa liguagem mais informal. No menu ao lado sugerimos alguns livros pra você.

Assista Vídeos

Se você ainda não entendeu algum conceito, ou deixou para a última hora, os vídeos podem te ajudar a rever o conteúdo de uma forma mais rápida e direta. Aqui no ComoFaz apresentamos diversos vídeo rápidos e objetivos de cálculo 1. Além do ComoFaz, o site Khan Academy é reconhecido mundialmente como uma das melhores plataformas de aprendizado. Lá você encontra diversos vídeos e exercícios de cálculo. No YouTube você pode encontrar diversos outros canais que disponibilizam este conteúdo.

Entenda o Conceito

Quando você estiver estudando é muito importante que você se dedique e se esforce para realmente entender o porquê das coisas. Não fique contente em apenas decorar o passo a passo para a resolução do problema, pois seu professor pode coloca um exercicio um pouco diferente na prova. Se você não entendeu o conceito, você poderá aplicar o metódo errado e perder a questão.

Pratique! Faça Exercícios!

Não existe aprendizado sem prática. Nem mesmo quando dizemos para nós mesmos: "Ah, já entendi tudo, vai ser fácil". Pois não é! Chega na hora da prova e você descobre que aquilo que parecia fácil, não funciona da mesma forma. Então pratique, faça exercícios de livros e apostilas e veja as dificuldades que vão aparecer. Se você resolver um grande número de exercícios existe uma grande chance de que na prova você já tenha resolvido algum dos exercícios.

Trabalhe em grupo

Uma das ferramentas mais importantes para se aprender o cálculo I é a ajuda de um amigo. Ele pode lhe oferecer uma visão diferente da visão dos livros e apostilas. Ele pode já ter tido a mesma dúvida e achado uma forma interessante de resolver o problema. Peça ajuda a seus amigos e você terá mais chances de entender o conceito utilizado para resolver as questões.


  • stone ugos
    5 meses atrás
    muito bom
  • Ricardo Casagrande Faust
    3 anos atrás
    Legal =D
  • Jhon Elias
    3 anos atrás
    gostei bastante
  • Edmilson Oliveira
    3 anos atrás
    Gostei, tentarei fazer desta forma, estou muito atrasado, minha prova esta próxima e não sei nada!
  • Adrielle Félix
    3 anos atrás
    OLÁ,GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS,MAS O MEU PROBLEMA É TRIVIAL,EU CONSIGO APRENDER O ASSUNTO,ESTOU BEM ATRASADA PORQUE TEM QUE TER A TÁTICA DE RACIONALIZAR QUANDO SE USA O QUOCIENTE DE NEWTON E MEU PROF EXIGE.